Aberta inscrições para artesão participarem do Salão Gaúcho de Artesanato
Publicação:
Foi publicado na última sexta-feira (10) o edital de seleção do 1º Salão Gaúcho de Artesanato, Agricultura Familiar, Cultura e Economia Criativa, que será realizado de 05 a 07 de dezembro de 2025, no Pavilhão da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Serão selecionados 51 artesãos para exporem e comercializarem suas peças artesanais em 17 estantes de 27m².
Inscrições
A inscrições estão abertas no período de 10 de outubro a 02 de novembro e podem devem ser efetuadas no Portal do Artesanato Gaúcho. O interessado em participar da seleção deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição e enviar para o e-mail editaispga@fgtas.rs.gov.br os seguintes documentos: a) Cópia da Carteira de Artesão do Programa Gaúcho de Artesanato; b) De 5 a 10 fotos das peças artesanais que pretende comercializar, com fotos de cada matéria-prima/técnica que pretende participar da seleção, e que estejam informadas na Carteira Estadual de Artesão.
Triagem
Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que será realizado por uma Comissão de Avaliação e Seleção designada pela Coordenação do Programa Gaúcho de Artesanato. A Comissão terá a atribuição de avaliar os produtos artesanais, bem como os dados constantes no formulário de inscrição e documentos solicitados.
A triagem será realizada nos municípios com unidades da Agência de Desenvolvimento Social da FGTAS de referência mais próxima da residência do artesão. Informações dos locais no Edital no Portal do Artesanato Gaúcho.
Resultado
A lista prévia, será divulgada dia 18 de novembro, com os nomes dos artesãos pré-selecionados por ordem de classificação. A confirmação dos selecionados para o Salão Gaúcho de Artesanato será divulgada no dia 25 de novembro. Os resultados de cada etapa de seleção serão publicados no Portal do Artesanato Gaúcho.
PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.