Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Rozú Balú (68404) - Porto Alegre

Zuleides Cunha da Rosa (Zu Cunha)

O meu interesse pelo artesanato começou quando eu tinha 11 anos. Todas técnicas que sei aprendi nas aulas da Escola Estadual Prof. Justino Alberto Tietbohl, uma escola técnica, onde pela manhã as meninas aprendiam bordado, tricô e crochê, pintura em tecido, em madeira, corte de costura e culinária, e os meninos marcenaria e mecânica, na tarde currículo normal. Estudávamos o dia inteiro.

A técnica Batik aprendi com um artesão, que se hospedou num verão, em frente à minha casa. Tudo isso em Torres. Depois me mudei para Porto Alegre, e para continuar estudando, trabalhei em vários lugares, mas nunca esqueci o que tinha aprendido de artesanato, na intenção de um dia voltar a fazer. Casei-me, e voltei a fazer artesanato. Meu marido trabalhava com cutelaria artesanal, e eu com confecção pintadas à mão. Sempre foi nossa renda principal. Depois de um tempo meu marido passou a fazer junto comigo, e daí nossa renda se uniu. Sustentamos nossa família com esse trabalho.

A importância do meu trabalho é única.  Eu amo o que faço!!! Estou perto dos 65 anos, sempre inovando, e melhorando minha própria técnica, pintando no chão.

Carteira de Artesão(ã) do PGA: 68404

Município de residência: GRAVATAI

Matéria/Técnica: FIOS/BORDADO, FIOS/MACRAME - HABILIDADES MANUAIS, SUCATA/TECIDO, PINTURA/TECIDO

00:00:00/00:00:00

Rozú - Balú | Lei Aldir Blanc

FIOS/BORDADO FIOS/MACRAME - HABILIDADES MANUAIS SUCATA/TECIDO PINTURA/TECIDO HAB.MANUAIS Crédito: Rozú-Balú

Conheça meus produtos:

Meu "carro chefe" são as saias. Estilo cigano, meio flamenco, e podendo ir a festas gaúchas, mas eu as faço para ir a qualquer lugar.

Depois os vestidos, longos e curtos, batas, regatas e lenços, e também saias curtas com reaproveitamento. Aqui nada vai fora,  tudo é reaproveitado.

A Lei Aldir Blanc nos beneficiou como grupo, e como artesã individual, também fui premiada por trajetória. 

 

Meus contatos:

Fone/Whats: (51) 981845656  Converse comigo pelo Whatsapp, Clique aqui

E-mail: rozubaluzucunha@gmail.com

Redes Sociais (clique e acesse):

Instagram: zu.rozubalu

Facebook: Rozú Balú

Wix: rozubalu

 

Forma de Comercialização: Faço feiras, Casa do Artesão, Casa de Economia Solidária e Brique da Redenção no domingo.

Fiz feiras, por quase todas as capitais desse país,  inclusive a FENEART em Olinda.

 

Observação: A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social – FGTAS não se responsabiliza pelas relações comerciais construídas diretamente com os consumidores pelos canais de atendimento do artesão, sendo de exclusiva responsabilidade do artesão o atendimento de legislação aplicável à defesa do consumidor.

Matérias primas

Artesanato Gaúcho