Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

RF 8 - Alto Jacuí, Central, Jacuí Centro e Vale do Jaguari

Região Funcional 8
Região Funcional 8 - Foto: SEPLAG RS/DEPLAN RS

Na Região Funcional 8 – RF8 grande parte da produção econômica tem origem na atividade agropecuária, e apresenta grandes e médias propriedades ocupadas pelas lavouras empresariais de arroz, de soja e de trigo, além de áreas de pastagens, onde se desenvolve a pecuária. A região possui também pequenas propriedades familiares de origem colonial, com produção diversificada de feijão, mandioca, fumo, produtos orgânicos e leite. Ocorre a presença de número significativo de assentamentos rurais no Central e Alto Jacuí.

O cultivo da soja é o maior destaque da região, responsável por cerca de 26% do total do Estado, com cinco dos seis municípios maiores produtores de soja. O cultivo do arroz também tem destaque no Jacuí Centro, com o município de Cachoeira do Sul. Há a existência de propriedades com elevado nível de mecanização e emprego de tecnologia e, por outro, de grande número de pequenas propriedades familiares com produção diversificada.

Os Serviços também têm grande importância na região pela presença de Santa Maria, maior centro urbano, que polariza grande parte dos municípios do entorno. A estrutura das atividades da Indústria de Transformação está concentrada em três segmentos importantes: a fabricação de produtos alimentícios (laticínios; abate e fabricação de produtos para animal); de máquinas e equipamentos para a agricultura, principalmente no Alto Jacuí; e a preparação de couros e fabricação de artefatos de couro.

Destacam-se também as atividades de turismo rural no Alto Jacuí e de turismo científico e cultural no Vale do Jaguari, baseado no patrimônio paleontológico e paleobotânico do município de Mata e arredores.

O modal rodoviário encontra-se articulado ao ferroviário nos municípios de Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Tupanciretã e Santa Maria, com o embarque de grandes volumes em direção ao Porto do Rio Grande via Cacequi; a Porto Alegre via Cachoeira do Sul; e em direção à fronteira internacional, em Uruguaiana. Já o modal aeroportuário dá suporte somente à movimentação de passageiros e está presente com o aeroporto de Santa Maria, com voos regulares.

Fonte: Cadernos de Regionalização do PPA 2020-2023

Artesãos desta região

Artesanato Gaúcho