Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

FGTAS recebe inscrições para a 39ª Expoargs

Publicação:

expoargs cartaz
EXPOARGS

A Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), abre as inscrições para a 39ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul – Expoargs, nesta sexta-feira, 24 de junho. Artesãos cadastrados no PGA, com Carteira Estadual dentro do prazo de validade, poderão se inscrever de 24 de junho a 10 de julho no site: https://artesanatogaucho.rs.gov.br/editais.

A Expoargs será realizada simultaneamente à Expointer, de 27 de agosto a 4 de setembro de 2022, no Pavilhão do Artesanato do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Os artesãos interessados em expor e comercializar seus produtos no evento deverão preencher o formulário disponível no Portal (https://forms.gle/kWGGAE87cr5nWq8o7), além de anexar os seguintes documentos:

- cópia da Carteira de Artesão do PGA;

- 5 a 10 fotos, de diferentes ângulos, em arquivo de imagem com nitidez e resolução suficientes para avaliação das peças artesanais, de cada matéria-prima, que pretende comercializar;

- Declaração de Cessão de Direito de Uso de Imagem e Termo de Compromisso Pessoa Física assinados (disponíveis no edital de seleção).

Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que envolve a avaliação dos produtos artesanais, de acordo com os seguintes critérios: referência à cultura popular, criatividade, aplicação da técnica e qualidade do produto final, tradição, porcentagem de trabalho manual, potencialidade de comercialização, estética, consciência ambiental, produto associado à cultura local e não ter sido contemplado com espaço de comercialização na 38° Expoargs em 2021.

A lista prévia dos artesãos selecionados será divulgada no dia 18 de julho e a lista final, no dia 25 de julho. A FGTAS irá arcar com os custos de montagem dos 118 estandes do evento. Já os artesãos deverão arcar com os seus custos de transporte, hospedagem e alimentação.

Os estandes poderão ser ocupados por individualmente ou divididos entre dois ou mais artesãos, inclusive associados e cooperativados, de acordo com o indicado pelos candidatos no momento da inscrição e mediante aprovação na etapa de triagem técnica. Artesãos integrantes do mesmo grupo produtivo deverão, obrigatoriamente, ocupar o mesmo estande.

Expoargs

A maior feira de artesanato gaúcho é realizada, anualmente, pela FGTAS, por meio do Programa Gaúcho de Artesanato (PGA). A última edição realizada 2021 contou com 107 artesãos expositores em 80 estantes. Na 38ª edição, foram contabilizados mais de R$ 592 mil em produtos comercializados. As peças mais vendidas no evento foram enfeites de cuias, cuias e indumentárias gaúchas em couro.

Artesanato Gaúcho