Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

Artesãos gaúchos comercializam mais de 1.000 peças artesanais em Brasília

Publicação:

materia
Expotchê

 A 31ª Expotchê foi encerrada no domingo (16/06) e contou com a participação de 55 artesãos gaúchos selecionados pela FGTAS por meio do Programa Gaúcho de Artesanato. Foi contabilizada a comercialização de  1.313  peças, que somaram R$ 116.247,54. A Feira ocorreu de 07 a 16 de junho, no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília. 

Foram representados 55 artesãos, de 20 municípios, que enviaram peças para serem vendidas na feira, sendo que destes, 05 expositores eram de entidades representativas e grupos informais que estiveram presencialmente na feira. Todos os custos de participação foram pagos pelo Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte por meio do Programa do Artesanato Brasileiro.  

Durante a feira, foi organizada a campanha "Envie Afeto", com o objetivo de recolher doações para os artesãos gaúchos afetados pelas enchentes. Além disso, foram produzidas peças de artesanato acompanhadas de bilhetes afetuosos de apoio. Foram recolhidas 54 caixas e 5 volumes de doações diversas (como vestuário), 14 caixas da iniciativa "Envie Afeto" e 55 caixas de alimentos e materiais de limpeza. 

Segundo Luciana Pêss, coordenadora do Programa Gaúcho de Artesanato, a diversidade de representação dos municípios demonstra a importância da participação do artesanato gaúcho em feiras nacionais, proporcionando maior visibilidade. Destacamos o grande empenho do PAB em apoiar os artesãos gaúchos neste momento de grande dificuldade para o estado. 

Artesanato Gaúcho