Governo do Estado do Rio Grande do Sul
SECRETARIA DE TRABALHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Início do conteúdo

Abertas inscrições para a 40ª Expoargs

Publicação:

Expoargs
Expoargs

As inscrições para a 40ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs), que ocorrerá simultaneamente à Expointer, iniciam nesta terça-feira, 23 de maio. A maior feira de artesanato gaúcho será realizada de 26 de agosto a 03 de setembro de 2023, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. O evento promovido pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) contará com 118 estandes para exposição e venda de produtos artesanais. O edital está disponível no Portal do Artesanato Gaúcho.

Inscrições
Artesãos com a Carteira de Artesão expedida pelo PGA dentro do prazo de validade podem se inscrever para divulgar e comercializar suas peças na Expoargs. As inscrições podem ser efetuadas de 23 de maio a 04 de junho, no Portal do Artesanato Gaúcho.

Triagem
Após o período de inscrições, terá início o processo de triagem, que será realizado por uma Comissão de Avaliação e Triagem composta por 03 (três) integrantes indicados pela Coordenação do Programa Gaúcho de Artesanato. A Comissão terá a atribuição de avaliar os produtos artesanais, bem como os dados constantes no formulário de inscrição e documentos solicitados. Para participar da triagem, o artesão poderá optar pelo município mais próximo ou mais conveniente, conforme cronograma estabelecido no edital.

Para artesãos de Porto Alegre e da Região Metropolita, a triagem ocorrerá na Casa do Artesãos, dia 15 de junho, e no dia 16 de junho para artesãos do interior, das 8h às 10h. Já no interior do Estado, as triagens ocorrerão de 06 a 24 de junho, conforme cronograma abaixo, das 08 às 10h. Confira, a seguir, a agenda:
06/06/2023 – Agência FGTAS/Sine Passo Fundo
21/06/2023 – Agência FGTAS/Sine Santa Maria
24/06/2023 – Agência FGTAS/Sine Santana do Livramento

Resultado
A lista prévia, será divulgada dia 03 de julho, com os nomes dos artesãos pré-selecionados por ordem de classificação. A lista definitiva será divulgada no dia 18 de julho. Os resultados de cada etapa de seleção serão publicados no Portal do Artesanato Gaúcho.

Edição anterior

A Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) é promovida, anualmente, pelo Programa Gaúcho do Artesanato (PGA). A última edição do evento, realizada de 27 de agosto a 4 de setembro de 2022, contabilizou a comercialização de 25.054 peças artesanais, que somaram R$ 1.533.108,05 em vendas. Peças de couro trançado, lã, cutelaria, argila e produtos típicos gaúchos foram as mais vendidas na 39ª edição.

 

PGA
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) é desenvolvido pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), instituição vinculada à Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional. O Programa incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio a comercialização. É responsável pela emissão da Carteira de Artesão, que viabiliza a isenção de ICMS para a circulação de produtos, a emissão de notas fiscais e a exportação de produtos como pessoa física, além da participação de exposições e feiras para comercialização dos produtos.

Artesanato Gaúcho